Seguidores

quarta-feira, 19 de março de 2014

Vem desde menina o meu gosto em mexer na terra. Cresci vendo meus avós maternos, cuidando da horta, do pomar e do jardim, de nossa casa, que tinha um quintal imenso, até um rio passava no fundo do quintal.

Minha avó Carmela, tinha o que as pessoas chamam de "dedo verde". Exatamente tudo o que ela enterrava na terra, brotava, nem que fosse um simples galhinho seco.
Eu, não herdei esse dom de minha vó. Mas, por gostar demais do contato com a terra, insisti, e posso dizer que ao longo dos anos, fui aprendendo e hoje, mesmo não tendo dedo verde, a semente que planto, costuma germinar e crescer forte.

Nas fotos abaixo, dá para ver um pé de pimenta vermelha, que quando plantei era um simples galho, e já deu muita pimenta.
A berinjela e o manjericão, eu comprei as sementes em Nova Iorque, deitei-as na terra e não esperava que fossem brotar tão viçosas.

O vaso com mudas de cebolinhas, é o resultado de uma prática que faço há muitos anos. Quando compro maços de cebolinhas no mercado, e elas vem raízes, eu replanto, e sempre tenho cebolinhas frescas na janela da cozinha.

O recipiente cheio de mudinhas tenras, prontas para serem transplantadas para o canteiro, são de espinafre, sementes que trouxe de minha última viagem à NY.

As sementes dos lindos tomates da foto, vieram de sobras da minha cozinha, não uso as sementes em molhos que faço com os tomates, então as deixo secar e as planto depois, o resultado está aí.

As bananeiras são velhas conhecidas do meu quintal, compramos 3 mudas de banana prata, no Ceasa, há muito tempo atrás, e elas já deram filhas, netas, bisnetas e tataranetas, rsss. Temos sempre bananas vinda da produção das bananeiras do nosso quintal.

Quanto as flores, ah, eu amo meu jardim, em qualquer época do ano, tem sempre alguma flor desabrochando. Enfeitando e perfumando nossa vida.

E a última foto, é um bonsai, adoro essa arte japonesa de cultivar plantas. Esse da foto, ganhei de um querido casal de amigos, domingo que passou, eles vieram almoçar conosco e nos trouxeram de presente essa linda mini jabuticabeira.

Aqui em minha casa, ou em nosso pequeno apto em NY, não deixo de me cercar com o verde da natureza.
Dar água a uma planta, revolver a terra, semear, ou colher, deixa meu dia especialmente mais sereno.
































11 comentários:

  1. Lena, querida, a sua gentileza ilumina o meu dia. Muito obrigada.
    Quando eu voltar a nascer (tenho esperança...) eu quero ter quintal e terra, e jardim. Adorei o seu espaço e a dica sobre o reaproveitamento de sementes de tomate, pareceu-me fabulosa.
    Fique bem, serena, linda e feliz!
    Beijinhos da Nina

    ResponderExcluir
  2. Olá ilustre artista e poetisa Lenapena! Flores e frutos e o amor à Mãe Terra... texto muito bonito e fotos maravilhosas como sempre. Você é uma pessoa iluminada! Abraços de Luz!!! Antheps

    ResponderExcluir
  3. Que jardim lindo Le.

    Mexer com plantas é algo terapêutico e bom demais.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Texto gracioso, fotos suculentas.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha Lena, sei bem desta alegria de plantar e colher e depois saborear a riqueza que vem da terra,que alimenta também a alma. Estou aqui na cidade morrendo de saudade do meu cantinho na roça. Lá me sinto livre, feliz. Adorei as fotos, de cara dá pra ver a sua dedicação, estão lindas, as hortaliças as flores, tudo.
    Obrigada por compartilhar tudo isto que pra mim é um tesouro.
    Gostaria de convidá-la para conhecer também o meu outro espaço onde também trago a natureza mais pra perto de mim
    .www.suaveenatural.blogspot.com.

    Será um prazer recebe-la.
    Um bom dia pra você

    ResponderExcluir
  6. M e chamam de dedo verde , mas não acredito nisso , é que pessoas como nós que
    sempre estamos mexendo na terra , começamos a conhecer as necessidades de cada espécie
    e com o tempo a cada planta vai crescendo experiência , mas tem que gostar muito , não simplesmente gostar, acredito que ela é como minha nona , sempre está fazendo algo , em relaçao ás plantas ,horta,
    também cresci vendo elas plantarem.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lena, que mãos semelhantes da Simone. Deus caprichou nas duas, pois o que eu planto morre.
    Adorei seu carinho. Venha quando quiser, tenho as postagens populares , que com certeza, fará você se emocionar e eu terei o enorme prazer de vir à tardezinha retribuir.(São mais de 1200 postagens).
    Só não vou postar, por enquanto, tenho problemas para resolver.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  8. Olá Lena,
    E você ainda diz que não tem 'dedo verde'?
    Que maravilha de plantação.
    E as flores? Lindíssimas!
    Também aprecio os bonsais. Meu vizinho de apartamento tem vários e os coloca na jardineira de sua janela. São preciosos.
    Parabéns pelo capricho e pelo visível 'dedo verde'.
    Não existe calmante melhor do que ficar em contato com a bela natureza.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Lindas fotos, mas hoje passo especialmente para desejar-lhe um feliz dia do blogueiro. Desejo-lhe muito sucesso, luz e paz. Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  10. Postagem linda e deliciosa Lena.
    Tens o dedo verde mesmo que espaço maravilhoso!
    Um carinhoso abraço.

    Obs. Em minha terra come-se o umbigo do cacho de banana, é como um palmito, tem que usar tudo inox para não ficar preto.

    ResponderExcluir
  11. Ah! Quanto me fez voltar à minha infância, esse gosto por plantas. O meu querido pai Olívio é que plantava, replantava, podava, e eu ali sempre ao seu lado. Ele fazia milagre em nosso quintal que não era grande, mas tinha tanta coisa para a gente saborear. Lindíssimas fotos de frutas de plantas, flores, de nossa divina natureza. Aquele abraço com carinho.

    ResponderExcluir