Seguidores

segunda-feira, 17 de março de 2014


O avião pousou no aeroporto de Lisboa. Ao avistar a antiga e bela cidade, meu coração pulsou mais forte.
Há muito tempo atrás, meu avô Manuel saiu de seu país, em busca de uma vida melhor.
Meu avô deixou Portugal, aos 22 anos, e veio para o Brasil, aqui conheceu minha avó Assunta, uma legítima italiana, vinda ainda menina do norte da Itália.
Com culturas diferentes, características diferentes, ele introspectivo, calado, ela expansiva, falante, formaram um par, que somente a morte foi capaz de separar.
Amaram-se muito, respeitando suas diferenças. 
Como me lembro dos almoços de domingo, na casa dos meus avós paternos, que ficava na "Vila dos coqueiros", nas refeições sempre havia pratos da culinária portuguesa preparados por meu avô Manuel, e da culinária italiana preparados por minha avó Assunta.
Delícias que, só de lembrar enche a boca d'agua, os dois eram cozinheiros de mão cheia.

Visitar a terra do meu avô paterno, fez bem para minha alma, por muitas vezes, meus olhos encheram-se de lágrimas, pela beleza do local, pela hospitalidade do povo português, e pelas lembranças das estórias do meu vô, sobre a sua vida e família, vividas ali, naquelas terras.

Nessa postagem, um pouco de Lisboa, cidade encantadora, onde se come divinamente bem.
Em outras postagens, darei continuidade a essa viagem, que durou 15 dias em Portugal.
 De carro, eu e meu marido fomos conhecendo lindas e pitorescas cidades, e vilas, desse belo país. Logo, mostrarei Sintra, e a cidade do Porto, ambas encantadoras.





























9 comentários:

  1. Lisboa deve mesmo ser linda.Fotos maravilhosas e tua história com ela, vale recordar! bjs, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Lena, essa conexão que vc tem com Portugal deve ter deixado a viagem ainda mais especial... As fotos estão lindas!
    Te desejo uma semana maravilhosa! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Meus avós maternos são italianos , adoraria visitar a terrinha ,
    linda fotos , são um encanto ver tanta beleza e saber que temos um pouquinho
    disto tudo em nós.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lena,
    Viaje muito, pois dessa vida não leva nada. Lisboa é linda e suas fotos são perfeitas
    E para completar meu comentário você é linda, do seu marido não falo nada, pois cada um acha o seu mais lindo do que o da outra.kkk
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Lena, emocionei-.me agora as ver as fotos de Lisboa (aqui tão próxima) e saber que está ligada por laços familiares a Portugal.! E depois Manuel (nome do seu avô) que aprecio imenso e que tão ligado está ao meu coração!
    Hoje de tarde fui caminhar por Sintra e tirei algumas fotos. Fico com ansiedade esperando que nos mostre os recantos desta maravilhosa vila onde habito próximo há muitos anos;))! Beijinhos e obrigada por partilhar. Ailime

    ResponderExcluir
  6. Fico alegre, muito alegre em ver a Ailime por aqui... Amiga querida e já havia falado de você pra ela há algum tempo... Desde que vi que as duas se encontraram fiquei contente!
    Gostaria, Lena, que conhecesse também a Paula (Blog De Forninhos/Portugal)... Ela e o Xico, deste blog, têm valores e gostos como os nossos...
    Tenho muita vontade de conhecer Lisboa! Breve conhecerei...
    Beijos... Veja um pouco de Tóquio por lá...

    ResponderExcluir
  7. Você acertou em cheio ao me mostrar essas fotos tão bonitas. Nunca passei por lá, até agora, pois! rs O Casino Estoril continua de vento em popa ou somente é um ponto turístico e, em jogos, nem pensar? Uma ótima semana para você, com chuvas diárias mas rápidas, infelizmente. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Lindas fotos! A Torre de Belém é imponente, e sua arquitetura é magnífica. Encanta-me as construções antigas e sua arquitetura, e imagino as mãos que as construíram, e o cérebro que tão minuciosamente as projetou. Fantástico! Luz e paz. Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  9. Bonita historia de amor dos avós e estas lembranças dos domingos, que sempre carregamos das casas de nossos avós. Belas imagens desta linda e historica cidade.

    ResponderExcluir