Vem desde menina o meu gosto em mexer na terra. Cresci vendo meus avós maternos, cuidando da horta, do pomar e do jardim, de nossa casa, que tinha um quintal imenso, até um rio passava no fundo do quintal.
Minha avó Carmela, tinha o que as pessoas chamam de "dedo verde". Exatamente tudo o que ela enterrava na terra, brotava, nem que fosse um simples galhinho seco.
Eu, não herdei esse dom de minha vó. Mas, por gostar demais do contato com a terra, insisti, e posso dizer que ao longo dos anos, fui aprendendo e hoje, mesmo não tendo dedo verde, a semente que planto, costuma germinar e crescer forte.
Nas fotos abaixo, dá para ver um pé de pimenta vermelha, que quando plantei era um simples galho, e já deu muita pimenta.
A berinjela e o manjericão, eu comprei as sementes em Nova Iorque, deitei-as na terra e não esperava que fossem brotar tão viçosas.
O vaso com mudas de cebolinhas, é o resultado de uma prática que faço há muitos anos. Quando compro maços de cebolinhas no mercado, e elas vem raízes, eu replanto, e sempre tenho cebolinhas frescas na janela da cozinha.
O recipiente cheio de mudinhas tenras, prontas para serem transplantadas para o canteiro, são de espinafre, sementes que trouxe de minha última viagem à NY.
As sementes dos lindos tomates da foto, vieram de sobras da minha cozinha, não uso as sementes em molhos que faço com os tomates, então as deixo secar e as planto depois, o resultado está aí.
As bananeiras são velhas conhecidas do meu quintal, compramos 3 mudas de banana prata, no Ceasa, há muito tempo atrás, e elas já deram filhas, netas, bisnetas e tataranetas, rsss. Temos sempre bananas vinda da produção das bananeiras do nosso quintal.
Quanto as flores, ah, eu amo meu jardim, em qualquer época do ano, tem sempre alguma flor desabrochando. Enfeitando e perfumando nossa vida.
E a última foto, é um bonsai, adoro essa arte japonesa de cultivar plantas. Esse da foto, ganhei de um querido casal de amigos, domingo que passou, eles vieram almoçar conosco e nos trouxeram de presente essa linda mini jabuticabeira.
Aqui em minha casa, ou em nosso pequeno apto em NY, não deixo de me cercar com o verde da natureza.
Dar água a uma planta, revolver a terra, semear, ou colher, deixa meu dia especialmente mais sereno.
Lena, querida, a sua gentileza ilumina o meu dia. Muito obrigada.
ResponderExcluirQuando eu voltar a nascer (tenho esperança...) eu quero ter quintal e terra, e jardim. Adorei o seu espaço e a dica sobre o reaproveitamento de sementes de tomate, pareceu-me fabulosa.
Fique bem, serena, linda e feliz!
Beijinhos da Nina
Olá ilustre artista e poetisa Lenapena! Flores e frutos e o amor à Mãe Terra... texto muito bonito e fotos maravilhosas como sempre. Você é uma pessoa iluminada! Abraços de Luz!!! Antheps
ResponderExcluirQue jardim lindo Le.
ResponderExcluirMexer com plantas é algo terapêutico e bom demais.
bjokas =)
Texto gracioso, fotos suculentas.
ResponderExcluirCadinho RoCo
Que maravilha Lena, sei bem desta alegria de plantar e colher e depois saborear a riqueza que vem da terra,que alimenta também a alma. Estou aqui na cidade morrendo de saudade do meu cantinho na roça. Lá me sinto livre, feliz. Adorei as fotos, de cara dá pra ver a sua dedicação, estão lindas, as hortaliças as flores, tudo.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar tudo isto que pra mim é um tesouro.
Gostaria de convidá-la para conhecer também o meu outro espaço onde também trago a natureza mais pra perto de mim
.www.suaveenatural.blogspot.com.
Será um prazer recebe-la.
Um bom dia pra você
M e chamam de dedo verde , mas não acredito nisso , é que pessoas como nós que
ResponderExcluirsempre estamos mexendo na terra , começamos a conhecer as necessidades de cada espécie
e com o tempo a cada planta vai crescendo experiência , mas tem que gostar muito , não simplesmente gostar, acredito que ela é como minha nona , sempre está fazendo algo , em relaçao ás plantas ,horta,
também cresci vendo elas plantarem.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Oi Lena, que mãos semelhantes da Simone. Deus caprichou nas duas, pois o que eu planto morre.
ResponderExcluirAdorei seu carinho. Venha quando quiser, tenho as postagens populares , que com certeza, fará você se emocionar e eu terei o enorme prazer de vir à tardezinha retribuir.(São mais de 1200 postagens).
Só não vou postar, por enquanto, tenho problemas para resolver.
Beijos
Lua Singular
Olá Lena,
ResponderExcluirE você ainda diz que não tem 'dedo verde'?
Que maravilha de plantação.
E as flores? Lindíssimas!
Também aprecio os bonsais. Meu vizinho de apartamento tem vários e os coloca na jardineira de sua janela. São preciosos.
Parabéns pelo capricho e pelo visível 'dedo verde'.
Não existe calmante melhor do que ficar em contato com a bela natureza.
Beijo.
Lindas fotos, mas hoje passo especialmente para desejar-lhe um feliz dia do blogueiro. Desejo-lhe muito sucesso, luz e paz. Beijo no coração.
ResponderExcluirPostagem linda e deliciosa Lena.
ResponderExcluirTens o dedo verde mesmo que espaço maravilhoso!
Um carinhoso abraço.
Obs. Em minha terra come-se o umbigo do cacho de banana, é como um palmito, tem que usar tudo inox para não ficar preto.
Ah! Quanto me fez voltar à minha infância, esse gosto por plantas. O meu querido pai Olívio é que plantava, replantava, podava, e eu ali sempre ao seu lado. Ele fazia milagre em nosso quintal que não era grande, mas tinha tanta coisa para a gente saborear. Lindíssimas fotos de frutas de plantas, flores, de nossa divina natureza. Aquele abraço com carinho.
ResponderExcluir